quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sorte é quando preparação encontra oportunidade.

Era uma vez um menino pobre que morava na China e estava sentado na calçada do lado de fora de sua casa. O que ele mais desejava era ter um cavalo,mas não tinha dinheiro. Justamente nesse dia passou em sua rua uma cavalaria , que levava um poltrinho incapaz de acompanhar o grupo. O dono do cavalaria, sabendo do desejo do menino, perguntou se ele queria o cavalinho. Exultante, o menino aceitou. Um vizinho, tomando conhecimento do fato, disse ao pai do garoto:
- Seu filho é de sorte!
- Por quê? - Perguntou o pai.
-Ora- disse ele- seu filho queria um cavalo, passou uma cavalaria e ele ganhou um poltrinho. Não é uma sorte?
- Pode ser sorte ou pode ser azar! - comentou o pai.
O menino cuidou do cavalo com todo zelo, mas um dia, já crescido, o animal fugiu. Desta vez o vizinho disse:
- Seu filho é azarento, hein? Ele ganhou um poltrinho, cuidou dele ate fase adulta e o cavalo foge!
- Pode ser sorte ou azar- repetiu o pai.
O tempo passou e um dia o cavalo voltou com uma manada selvagem. O menino, agora um rapaz conseguiu cercá-los e ficou com todos eles. Observou o vizinho:
- Seu filho é de sorte!Ganhou um cavalinho, criou-o, ele fugiu e voltou com um bando de cavalos selvagens.
-Pode ser sorte ou pode ser azar - responde novamente o pai.
Mais tarde, estava o rapaz treinando um dos cavalos, quando caiu e quebrou a perna. Veio o vizinho:
- Seu filho é de azar! O cavalo fugiu, voltou com uma manada selvagem, o garoto foi treinar um deles e quebrou a perna.
- Pode ser sorte ou azar - insistiu o pai
Dias depois, o reino onde o rapaz morava declarou guerra ao reino vizinho. Todos os jovens foram convocados, menos ele que estava com a perna quebrada. O vizinho:
- Seu filho é de sorte...
Assim é na vida, tudo que acontece pode ser sorte ou azar. Depende do que vem depois.O que parece azar no momento pode ser sorte no futuro ou vice - versa.
Autor desconhecido


E você acha que tudo na sua vida é sorte ou azar? Use sua criatividade para inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros e se divertir. Quem não joga na loteria como quer ganhar no jogo?



5 comentários:

  1. Pois é! Tudo na vida é feita de SORTE ou de AZAR. O que queria destacar desse belo texto é que... Houve uma reciprocidade aí. Se caso o menino não cuidasse BEM do cavalinho, ele nunca mais poderia voltar para o menino depois da sua fuga. Percebi isso quando li todo o corpo da mensagem.

    As vezes, a gente pensa que os animais não podem ter sentimentos e tals, mas isso existe. Acontece. É real. Aconteceu com o menino. Ele cuidou bem, o cavalo fugiu, mas depois voltou! Isso mostra o RECOMHECIMENTO de afeto e carinho que o menino teve com ele no passado.

    Enfim... Assim é a vida! A vida é feita de sorte e azar.

    Em alguns casos, ele teve sorte, mas em outros, teve AZAR.

    Fazer o que? Isso são coisas da vida!

    ;)

    Belo texto! ;)

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a vida é feita de escolhas, e como no texto, ter sucesso ou não depende tão unicamente de um fator, arriscar. Se não experimentarmos nunca sentiremos o gosto. Sorte, azar, destino, realmente não sei, mas sei de uma coisa, nada vem por acaso. Vamos a luta então, fazer diferente sem medo de errar.
    Abraço !
    Fabrizzio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! o blog está muito interessante e quanto a historia dos cavalos, temos que arriscar pq a vida e um risco! então vamos pra frente que atras vem gente!!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Zampier vamos a luta! o que vier de sorte ou má-sorte depende de seu ponto de vista ;) estamos sempre sucetíveis a acertos e a erros.

    ResponderExcluir
  5. Só faltou mencionar quem é o autor da famosa frase "Sorte é quando a oportunidade se encontra com a preparação" Abraços!

    ResponderExcluir